• Facebook Black Round
  • Pinterest Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2015 por Paula Maria Prado

Contato:  srfeltrim@gmail.com

(São José dos Campos - SP)

 

Tel: 012-99144-0677

Um breve tour pelo Rio Artes Manuais

Olha onde fui comemorar o Dia do Artesão! No Rio Artes Manuais, feira de artesanato que está rolando até domingo (22), das 10h às 18h no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O ingresso para entrar custou R$ 15 (inteira).

 

Aproveitei as férias do Bruno, meu noivo, que é do Rio, e o carreguei a tiracolo. Hahahaha!  Fomos de metrô e descemos quase na frente do local do evento. Achei bem fácil chegar. 

 

No entanto, acabei indo no início da tarde e passei só umas 3h por lá. São muitos estandes e os destaques são os cursos que as marcas estavam oferecendo gratuitamente. Ou seja, vale a pena chegar cedo e só sair no final da tarde!

 

 

Confesso: não fiz cursos. Eu achei que estaria vazio por ser o primeiro dia e uma quinta-feira, mas me enganei! Tinha fila em todos os estandes! Principalmente nos da Círculo (linhas) e no da Acrilex (tintas).

 

A Santa Fé (feltro) não levou cursos (uma pena!) mas expôs o trabalho de algumas artesãs, entre elas o da Andreia Fernandes, do Mamma Mia Handmade. (As fotos não ficaram muito boas por causa da luz amarela do estande, mas de perto as peças dela são super bem acabadas, com aquele microcaseado insano que toda artesã sonha em reproduzir! Hahaha!). 

 

 

 

Também vi de perto a nova coleção Fluor em ação. A artesã Carla Chaves, do ateliê Encantos da Carlinha Chaves usou e abusou dessas novas cores de feltro nos palhacinhos que criou. Gostei do resultado!

 

 

 

Inspirações

 

Adorei ver trabalhos produzidos com outras técnicas. São tantas coisas lindas e super bem feitas que o pessoal inventa. No estande da Posca (canetas), fiquei apaixonada por esse tênis pintado inteirinha à mão e com as canetas. A expositora falou que dá para pintar qualquer superfície, inclusive vidro, e depois que seca a tinta se torna permanente. 

 

 

 

 

No estande da Make it Coats, amei essas comidinhas em crochê. Aliás, essa é uma "costurice" que eu adoraria aprender! <3

 

 

 

 No espaço da Acrilex (gigantesco, diga-se de passagem!), havia vários guarda-sóis pintados à mão, alguns inspirados nos trabalhos de Romero Brito. Apesar de o povo torcer o nariz para o mix de cores dele, não posso negar que ficaram bem bonitos.  

 

 

Na vitrine, a marca expôs alguns trabalhos menores, como louças e toalhas.

 

 

Por fim, amei as colagens na vitrine do  Tok e Crie (essa iluminação e esses tubos de cola muito juntos dos trabalhos dificultaram a nossa vida na hora de tirar foto! Mas dá para ter uma noção do quanto era bacana! Essa Frida Khalo foi feita em papel com alguns detalhes em pérola).

 

 

Passeio

 

Gostei bastante também dos estandes da Janome (máquina de costura), Minuano (revista), Fitas Progresso (fitas e fitilhos) e Dohler (roupas de cama, mesa e banho).  

 

Havia uma "pracinha" destinada aos artesãos do Estado do Rio de Janeiro e que puderam não só expôr mas vender os seus trabalhos. Fiquei apaixonada por alguns!

 

No fundo do centro de exposição, foi montada uma loja Caçula gigante. É uma loja de artesanato famosa no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Depois faço um post só sobre as minhas comprinhas. :)

 

Por fim, deixei a marca do SR.FELTRIM em uma parede cheia de pinturas. Ve-se que como pintora sou uma excelente costureira, né? Hahahahahaha! Mas valeu a intenção! 

 

 

Fotos crédito: Bruno Pimenta. 

 

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Recentes
Please reload