• Facebook Black Round
  • Pinterest Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2015 por Paula Maria Prado

Contato:  srfeltrim@gmail.com

(São José dos Campos - SP)

 

Tel: 012-99144-0677

Os segredos de Noialand #Entrevista

Não sei vocês, mas há uma artesã que eu sou completamente apaixonada pelo seu trabalho: Noialand, na verdade, Paloma Rocha. Dona de um dos blogs mais legais de artesanato (Noialand) e dos moldes mais cobiçados do mundo, ela é super discreta. Apaixonada por gatinhos, Paloma mora em Galiza, uma cidade espanhola. E, apesar de não falar portugês, entende muito bem a nossa língua! 

 

Aqui ela nos conta um pouco sobre como começou no artesanato (ela adora testar materiais e novas formas de fazer arte), como é o seu processo de criação e ainda abre o jogo sobre os seus segredinhos de costura. Leitura obrigatória para toda artesã! 

 

Vem gente! :D

 

Sr.Feltrim:  Quando você descobriu essa sua paixão pela arte, principalmente a costura, e em que momento isso se tornou profissão? 

Noialand: Comecei a costurar quando eu era muito pequena. Eu gostava de fazer vestido para as minhas bonecas. Costurava um ponto atrás do outro, como fazia minha mãe e minha avó.

 

Na verdade, nunca fiz aula, mas costurar é algo de que gosto muito. Acho que isso é o mais importante. Sempre digo: 'divirta-se com o que faz'. Assim, pouco a pouco, fui adquirindo experiência, aperfeiçoando os pontos, aprendendo alguns macetes até encontrar o meu estilo. 

 

No começo, fazer bonecas e produzir moldes era como um hobby, mas hoje ocupa uma parte significativa do meu tempo. E tenho muita sorte em poder trabalhar com isso. 

 

 

Sr. Feltrim: Você parece gostar muito do feltro como material artístico. Quando começou a criar suas tão famosas bonecas?  

Noialand: Por um longo tempo, explorei todo tipo de artesanato. No meu blog você pode ver que eu tenho experimentado o uso de diversos materiais e técnicas, como modelagem, argila, entalhes, tricô, cerâmica...

 

E o feltro é um material maravilhoso para se trabalhar. Ele é ideal para iniciantes porque é um tecido muito grato, que não 'briga' com o artesão, além de ter uma variedade enorme de cores disponíveis no mercado e ser de fácil acesso. Gosto muito de usar materiais naturais em meus projetos.

 

Sr. Feltrim: Como é o seu processo criativo? 

Noialand: Tudo começa com um pequeno esboço feito à lápis. Depois, separo os materiais que vou usar. Prefiro trabalhar na luz natural (do dia). Gosto de costurar lentamente, deixando-me levar curtindo cada ponto e cuidando de cada detalhe da peça. 

 

Às vezes, o resultado final tem pouca semelhança com o esboço. Aliás, algumas bonecas parecem ter a vocação de ficar totalmente diferentes do que planejei antes! Mas é maravilhoso vê-las tomando forma e ganhando vida.

 

Quando eu termino uma peça, tenho sobre a mesa diferentes moldes cortados no papel. O segundo passo, então, é escaneá-los e reforçar o seu contorno com o auxílio de um programa de ilustração digital.   

 

Depois que eu desenho todas as etapas do processo (passo a passo) na forma mais clara e detalhada possível, eu escrevo o texto explicativo, corrijo alguma coisa no molde se for necessário e tiro as fotos. Esse processo todo pode levar várias semanas, embora eu trabalhe em vários projetos simultaneamente. 

 

Sr. Feltrim: Mas de onde vem sua inspiração?

Noialand: A inspiração pode vir de qualquer lugar e aparecer a qualquer momento: caminhando pela rua, observando a natureza, lendo um livro, assistindo um filme... Basta estar sempre atento. 

 

Quase toda semana tenho ideias de novos possíveis projetos. Às vezes, eles são tão bons, que não resisto em fazê-los acontecer. 

 

Sr. Feltrim: Você tem algum trabalho favorito, um xodó? 

Noialand: Na verdade, todos os meus trabalhos são favoritos. Depois de passar tanto tempo com eles, não posso deixar de ter carinho por todos. É horrível quando tenho de me separar deles, na verdade. Mas, reconheço que tenho uma 'queda' maior pelo pinguim. O acho adorável e me encanta que a peça fique em pé sem precisar de apoio. 

 

 

Sr. Feltrim: Você lembra qual foi a sua primeira peça?

Noialand: Quando era pequena, eu gostava de costurar pequenos animais em pelúcia para as minhas bonecas. Mas a primeira criação que fiz, já quando adulta, foi inspirada na personagem Coraline, do filme homônimo de Neil Gaiman. Quando a vejo, me encanta perceber tudo o que aprendi e evoluí. 

 

 

Sr. Feltrim: Na hora de criar, você tem alguma regra? 

Noialand: Minha única regra é aproveitar ao máximo o tempo em que estou costurando. Gosto que minhas bonecas transmitam emoções positivas. Se eu não tenho um bom dia, estou nervosa ou estressada, prefiro me dedicar a outras tarefas. 

 

Sr.Feltrim: Você imaginava que seus moldes fariam tanto sucesso entre os artesãos?

Noialand: Foi uma surpresa meus moldes chegarem a tantas pessoas. Para mim, é uma honra receber tanto carinho. Fico encantada quando me enviam fotos de bonecas concluídas. Gosto de ver como os artesãos as fizeram, quais os detalhes acrescentaram... Ficam todas lindas.

 

A internet é uma grande janela para o mundo e me permitiu conhecer artistas brasileiros e aprender muito com eles. Eu adoro a personalidade e o colorido que os trabalhos de vocês têm. 

  

 

Ponto sem nó

 

Pedi a Paloma alguns segredinhos de costura e, sim, ela confessou: também erra como a gente! Rs! Confira!

 

1- Um segredo para garantir peças perfeitas: costuro lentamente prestando atenção a cada ponto. E, como disse, gosto de desfrutar do momento.  

 

2 – Uma mania: não gosto muito que troquem minhas coisas de lugar. Às vezes, deixo o espaço desordenado, mas tento manter um controle dentro desse caos.  

 

3 – Um personagem que lhe é um desafio: claro que alguns personagens eu tenho mais facilidade para reproduzir do que outros. Mas sou muito teimosa, por isso não paro de tentar até que consigo. Agora estou fazendo um canguru e que está bastante difícil. Já estou na terceira versão do molde. Dedos cruzados para que agora dê certo!  

 

4 – Quando uma peça dá algum problema ou fica feia... Eu normalmente jogo fora e começo de novo.

 

5 – Está trabalhando em novo projeto?

Além do canguru, eu tenho outros projetos como uma catrina mexicana e alguns personagens dos contos de fadas.

 

6 - Recado aos artesãos brasileiros: muito obrigada a todos pelo carinho. :)

Links

 

Para saber conhecer mais sobre o trabalho da Paloma, acesse:

Blog

Instagram

Facebook

Pinterest

Flickr

 

 

FOTOS: reprodução Noialand  

 

E aí, meninas, o que acharam? Gostaram de saber sobre o trabalho dela? Não se esqueçam de comentar no Facebook.

Bjos! ;)

 

 

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Recentes
Please reload