As bonecas cheias de significados de Ana Paula Cavalari #MegaArtesanal

 

Se tem uma coisa que a Mega Artesanal deixou ainda mais claro para quem gosta de arte é que existe muita gente boa espalhada por esse Brasil. Ana Paula Cavalari, de Aracruz (ES), é uma das "minhas descobertas". Não pude deixar de parar em frente às suas bonecas no espaço de exposições.  

 

O que mais me impressionou foi a expressão no rosto delas. Fiquei ali pensando em voz alta "cara, como a artesã fez esse detalhe?" ou "isso aqui deve ter sido feito à máquina". Até que a própria Ana Paula apareceu: "oi, tudo bom?". Hahaha!  

 

Ela então confirmou a minha segunda suspeita: a maternidade muda muito a vida de uma mulher (PS: eu ainda não sou mãe!). A artesã, especialista em "art doll",  sempre gostou de pintura e patchwork, mas foi depois do nascimento de seus filhos que se encantou pela forma das bonecas. 

 

 

A "redescoberta"  do universo infantil começou quando ela foi mãe pela primeira vez.  Para ajudar crianças internadas em um hospital, ela se uniu a outras duas amigas com o intuito de levar alegria aos pequenos. Fazer bonecas virou uma missão. "Passávamos o ano todo produzindo e levávamos para eles no final do ano", contou.     

 

Quando Ana foi mãe pela segunda vez, as bonecas ganharam contornos mais vivos. A artista se pôs a estudar e desenvolveu uma nova técnica para conseguir criar expressões realistas. De cinco anos para cá, seu trabalho tem ficado cada vez mais apurado.

 

Ela me contou que a boneca Compaixão (primeira foto do post) foi feita para ajudar a arrecadar dinheiro para uma pessoa que estava precisando muito. Depois de pronta, ela foi colocada a leilão. E Frida Khalo (logo acima) é uma das preferidas dela. :)

 

Abaixo, Ana posa com a minha preferida: a bordadeira.

 

 (Obs: reprodução do álbum do ateliê da Ana Paula Cavalari)

 

 

Exposição

 

Ambas bonecas, aliás, estavam em exposição na Mega Artesanal. Ana expôs em um nicho só para ela. E também participou da mostra "O tempo & o quinto elemento", com curadoria de Ciça Mora, que contou com obras de 70 artistas de todo Brasil e um da Argentina...  E que eu vou falar mais em um outro post! :D

 

Aqui, mais algumas obras de Ana para nos inspirar... Detalhe: é tudo de tecido!

(Obs: todas as imagens acima são da reprodução da página da Ana Paula Cavalari) 

 

---

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da Ana Paula, acesse:

Facebook

Perfil

 

---

 

E aí, meninas, o que acharam do trabalho dela? Inspirador, né?

Não se esqueçam de comentar no Facebook.

Super beijo! ;)

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags