Hello Felt: saudações em feltro para todos os artesãos brasileiros! #entrevista

Impossível não se apaixonar pelas fofuras em feltro de Claudia Archila. É dela o ateliê "Hello Felt", cheio de apostilas fofas e produções para lá de cuidadosas.  

 

A artesã, que mora na Guatemala com seu esposo, seu filho e quatro gatinhos de estimação, tem o espanhol como sua língua natal. Mas entende muito bem o português e adora receber os nossos recadinhos em sua página!

 

Aqui, ela bateu um papo especial conosco e contou um pouco sobre o início de suas "costurices", como faz para criar suas belas peças (amo a coleção Puff de paixão!) e ainda dá dicas de como deixar a peça impecável. Confira!

 

 

Sr. Feltrim: Como foi que as "feltrices" entraram na sua vida?

Hello Felt: Minha primeira experiência com agulha e linha foi aos 10 anos de idade quando minha avó me ensinou crochê. Mas foi apenas há dois anos que conheci o feltro e me dediquei a aprender a costurar por conta própria, de forma autodidata graças a pessoas muito especiais que compartilham tutoriais na internet. Ainda estou aprendendo a usar a máquina de costura. Gosto muito de fazer tanto roupinhas de bonecas quanto criar bonecos em feltro. E sigo aprendendo a cada dia, aprendo por acerto e erro.

 

Sr. Feltrim: Mas a costura era um hobby e virou profissão ou já começou como um trabalho para você?

Hello Felt: A costura para mim começou como um hobby, mas rapidamente virou profissão. Lembro-me de quando meu filho me pediu para que eu fizesse bonecos do Harry Potter e essas foram as primeiras peças que criei. Foi quando meu marido sugeriu para que eu vendesse os moldes com as instruções para que mais artesãos pudessem fazer tais bonecos. Então decidi aí que isso se tornaria o meu trabalho. Foi mais ou menos no final do ano passado.  

Sr. Feltrim :Você se lembra da sua primeira peça?

Hello Felt: Foi um cachorrinho de um desenho animado chamado "Ioryogi" (veja abaixo) e que fiz para meu marido. Mas infelizmente não tenho fotos para mostrar. 

 

Sr.Feltrim: Das suas criações tem alguma peça que é sua favorita? 

Hello Felt: Não. Todos são minhas favoritas! (risos)

 

 

Sr. Feltrim: Por que "Hello Felt"?

Hello Felt: Faz um ano mais ou menos que tenho o blog. Coloquei o nome "Hello Felt" porque é como se fosse uma forma de saudação a todo o mundo por meio do feltro.  :)

 

Sr.Feltrim: Como é o processo de criação de uma peça entre imaginá-la, fazer o molde até vê-la pronta?

Hello Felt: É um processo demorado, mas muito apaixonante.  Tudo começa com uma ideia. Depois, a passo para o papel e a digitalizo. Então, começo a produzir a peça em feltro (aliás, faço várias vezes até ficar bom). Depois que tudo deu certo, anoto as instruções e fotográfo o passo a passo. É cansativo, mas ver tudo pronto no final é muito satisfatório. 

 

Sr.Feltrim: Mas de onde vem sua inspiração?

Hello Felt: Me inspiro muito em coisas do Kawaii (aqueles personagens fofos da cultura japonesa), do animes e em coisas vintage. 

 

 

Sr. Feltrim: Parece que, hoje em dia, tem muita gente interessada no "faça você mesmo". O artesanato está em alta. Mas você acha que tem espaço para todo o mundo?  

Hello Felt: Acho maravilhoso ver as criações de outras pessoas. Cada um tem um estilo diferente. E eu acho que sempre haverá espaço para todos nesse mercado.  

 

Sr. Feltrim: Você tem acompanhado o trabalho das artesãs brasileiras? 

Hello Felt: As primeiras artesãs que conheci em feltro eram do Brasil. Eu fico maravilhada com seus trabalhos. E, a maioria das pessoas que me seguem no Facebook são desse belo país. 

 

 --

 

Ponto sem nó

 

1 - Um segredo para peças perfeitas: gosto de fazer pontos pequenos e costurar devagar

 

2 - Uma mania: eu gosto de ter as coisas muito ordenadas. Do contrário, sinto que não consigo trabalhar. 

 

3 - Uma cor preferida: turquesa

 

4 - A melhor hora para trabalhar: de manhã, quando meu filho está no colégio (risos!)

 

5 - Tesouras grandes ou pequenas: as pequenas. 

 

6 - Uma peça desafio: quase todas são desafiantes. Mas, no momento, as bailarinas têm sido o meu maior desafio 

 

7 - Artesão que te inspira: Shelly, do ateliê Gingermelon Dolls

 

8 - Tem trabalhado em um novo projeto? 

Sim, estou fazendo um molde novo --que como sempre está tomando mais tempo do que o esperado. Só posso dizer que tem a ver com cozinha. :)

 

 

 ---

 

Links

Para saber conhecer mais sobre o trabalho da Claudia, acesse:

Twitter

Blog

Instagram

Facebook

Etsy

 

Fotos: reprodução Hello Felt

 

--

 

É isso... E aí, meninas, o que acharam? Gostaram de saber sobre o trabalho dela? Não se esqueçam de comentar no Facebook.

Bjos! ;)

 

Ah, quem quiser aprender a fazer o broche de sorvete que abre a entrevista e o marcador de ursinho, só acessar o blog dela! O molde é gratuito! :D

 

--

 

Veja qui outras entrevistas:

 

Noialand

Bruno Nascimento (parte 1 e parte 2)

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload