'Ei, menina!': por onde anda Érica Catarina? Entrevista exclusiva (parte 2)

O artesanato no Brasil e algumas das principais polêmicas que permeiam os grupos de feltro são alguns dos temas que permeiam essa segunda parte do bate-papo com a artesã Érica Catarina. De quebra, ela ainda nos contou alguns segredinhos para deixar as peças em feltro cada vez mais bonitas e nos deixou um recadinho para lá de fofo. 

 

Sem mais lenga-lenga, role a página para ler a última parte da entrevista exclusiva que fizemos com ela. Eu gostei demais! Espero que gostem também. Ah, e se você perdeu a primeira parte dessa conversa, pare tudo e clique aqui! :)

 

 

 

 

 

Sr. Feltrim:  como você vê o artesanato no país? As pessoas estão mais interessadas no "faça você mesmo"? 

Érica: Se antes o artesanato era bem visto no Brasil, agora ultrapassa as fronteiras. Nossos trabalhos são conhecidos no mundo todo. Somos um povo criativo. Com certeza, as pessoas dão hoje mais crédito e valor ao artesanato e ao artesão do que antes. E, sim, tem espaço para todos! O artesanato é  como coração de mãe!  A gente pode ver isso com mais clareza nos eventos e feiras. Há uma vasta gama de produtos exclusivos, feitos em casa, à mão, à máquina, e de alta qualidade e bom gosto, desde a concepção do produto até a embalagem. 
 

Sr.Feltrim: Recentemente algumas artesãs deram início a um debate sobre o compartilhamento de apostila. Tem acontecido de algumas delas se unirem para fazer "vaquinha" para poder comprar apostilas. O que acha dessa prática? 

Érica: Por mim tanto faz! Mas acho bem mais bacana quando não se precisa fazer "vaquinha". Isso também é valorizar o trabalho de outro artesão. Até pouco tempo as minhas apostilas eram R$ 10,00. E mesmo hoje, aumentando só um pouco ainda fica viável obtê-la. Mas, é bom avaliar cada situação.

 

 Foto: Érica Catarina/reprodução do blog

 

Sr.Feltrim: E você acha que é preciso dar sempre o nome da artesã que te inspirou? Por exemplo, eu tenho a apostila safari, então eu reproduzo os bichinhos, acha que é obrigatório eu escrever: "feito inspirado no molde de Érica Catarina"?

Érica: Jamais! Fica uma situação até chata! Eu prefiro que não escreva. No meu caso, quando eu me inspiro em alguém, deixo claro lá no meu blog onde tal peça foi inspirada. Sou assim.

 

Sr.Feltrim: E sobre plágio?

Érica: Plágio é quando alguém pega uma foto ou trabalho meu e publica na página do Facebook, blog ou site e diz que é dela, que ela que fez o trabalho. Ou tira a minha marca e vende como se fosse dela. Isso sim é plágio. Isso eu não gosto!
 

 Foto: Érica Catarina/reprodução 

 

Bate-bola

Confira aqui, algumas dicas e segredinhos da Érica Catarina: 

 

Um segredo para peças perfeitas: pontos caseados perfeitos e enchimento na medida certa.
 

Uma loucurinha (mania): costuro ouvindo música ou assistindo filme.
 

Uma peça desafio: Fiz uma boneca que fica em pé sozinha, mas confesso que não gosto muito dos pés gigantes. Coisa minha! 

 

Uma coisa do tipo "sim, isso acontece comigo!": Sempre, sempre, sempre furo os dedos com a agulha (risos). E já joguei fora trabalhos prontos por achar que não ficou legal ou bem executado.
 

Artesão que te inspira: só um? Assim não vale! 

Carla - "My Felt"

Paloma Rocha - "Noialand"

Ana Christello - "Feito à mão"

Fernanda Lacerda - "Boutique do Feltro"

E mais uma centena de moças prendadas que eu amo!

 

Está trabalhando em algum projeto novo? 

Estou sempre trabalhando em projetos novos. Eu não paro!

 

 

Foto: Érica Catarina - reprodução do blog  

 

Plus

 

Cor de feltro preferida: vermelho.
 

Um truque de sucesso na hora de confeccionar uma peça: usar pincel velho para empurrar o enchimento e não sobrar nada para fora.
 

Tesoura grande ou tesoura pequena? 

Tesoura grande!
 

Botão com dois furinhos ou botão com argolinha atrás?

Botão com dois furinhos!

 

Bochecha rosada com blush ou com tinta para tecido rosa?

Uso os dois!
 

Feltro no avesso ou feltro no lado "certo"?

Lado certo!
 

Melhor hora para feltrar? 

Antes da Helena nascer, o dia todo. Agora, prefiro a madrugada.
 

Olhinho cortado no feltro, realista ou de miçanga? 

Miçanga, mas nada impede que eu experimente algo diferente.

 

Recadinho para as meninas:

Deposite toda dose de amor que você tem em tudo o que fizer ainda que esteja começando ou mesmo que já tenha anos de trabalho.  Lembre-se que a vida é um eterno aprendizado!
Acorde todos os dias com a certeza de que seu dia já está abençoado, o resto a gente corre atrás e faz bonito. Cada desafio vem acompanhado de erros, mas também de acertos. Cabe a nós dar a chance de continuar e dizer: sou capaz e vou fazer. Sempre há uma maneira! É só acreditar! 
Beijocas a todas!

 

 Foto: Érica Catarina/Reprodução do blog

 

--

 

É isso... E aí, gostaram do bate-papo? 

 

Para ficar de olho nos trabalhos de Érica Catarina, não deixe de passar pelo seu blog. Tem apostilas gratuitas e muitos trabalhos que podem servir de inspiração.  

 

Blog: http://ericacatarina.blogspot.com.br

Flickr

 

Foto: Érica Catarina/reprodução do blog 

 

---

 

Para ver outras entrevistas que rolaram por aqui:

 

Hello Felt

Bruno Nascimento (parte 1) e (parte 2)

Noialand

 

--

 

Não se esqueça de comentar no Facebook para eu saber que vocês curtiram e continuar procurando pessoas bacana para contar um pouquinho da sua história para nós. :)

Super beijo! 

Até mais! ;)

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags