Novidades em programa de artesanato para quem tem deficiência audiovisual

Foto: divulgação

 

Quem tem alguma deficiência auditiva ou visual mas gosta de assistir/ouvir programas de artesanato, talvez agora as coisas fiquem um pouco mais fáceis. A TV Aparecida enviou uma nota a imprensa ontem contando sobre um novo recurso que eles vão implantar no programa "Vida com Arte", que vai ao ar às 7h. 

 

Chama audiodescrição. Se antes quem tem deficiência visual ficava à mercê daquilo que estava sendo narrado pelos apresentadores e convidados, agora com esse recurso vai poder ouvir a descrição daquilo que está sendo mostrado direitinho.  E para quem tem deficiência auditiva, aparecerá na tela escrito de forma mais cuidadosa tudo o que está sendo dito.  

 

"Será um grande desafio, pois ao mesmo tempo em que há muitos detalhes visuais para serem audiodescritos, temos também a 'ajuda' dos artesãos, que, em seus comentários, vão explicando o passo a passo da técnica que estão usando na produção daquela peça", afirmou Flávia Machado, supervisora de acessibilidade da TV Aparecida. "A audiodescrição se torna importante para que o telespectador não fique sem a informação". 

 

Segundo nota da emissora, o objetivo da inovação é fazer com que as pessoas possam aprender as técnicas e que isso as ajude para a geração de renda, ou mesmo para quem quer apenas ter um hobby. 

 

Internet

 

O mais legal, é que para você, que como eu, não gosta de acordar super cedo, logo depois da exibição do programa, por volta das 8h, o vídeo do que foi apresentado já estará disponível no YouTube, na playlist "Vida com Arte com Audiodescrição". 

 

Lá, a artesã poderá escolher entre AD (audiodescrição) e CC (closed caption). Vou deixar os links aqui embaixo para facilitar. 

 

 

Primeiros vídeos - CC e AD 

 

Já tem dois vídeos no ar. Este abaixo é da Alice Yozhiyoka que ensinou a fazer uma cestinha de papelão. Tem um segundo vídeo da artesã Elza Aidar, que ensinou a fazer um caleidoscópio. 

 

 

É isso... O que vocês acharam da novidade?

 

PS: essa reportagem não foi patrocinada pela emissora. Só achei interessante e resolvi compartilhar com vocês.

 

---

 

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook e YouTube

 

Super beijo!

Até mais! ;) 

 

 

 

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload