Tendências de cores: para que serve?

Foto: Holi Festival/Divulgação

 

Quando se fala em cores o assunto é mais sério do que se pensa. Todos os anos estudiosos do tema se reúnem para definir quais as apostas para a temporada seguinte. Mas afinal, por que definir tendências é importante para o mercado? A resposta é complexa, mas basicamente, a combinação certa em um produto ou ambiente pode definir a compra de um produto. Bem como a escolha errada pode causar desistência em adquiri-lo.  

 

Bem verdade que o uso das cores nos trabalhos é uma poderosa arma de sedução. Afinal, quem nunca se rendeu àquele feltro LINDO? Ou ainda àquela peça que nem cabia direito no seu bolso mas tinha a cor que combinava com aquele seu cantinho especial? Pois é... E pensando nisso que algumas empresas levam muito em conta o que os chamados coolhunters dizem.  

 

Coolhunters são profissionais que estudam e identificam quais serão os desejos e os gostos das pessoas antes que elas mesmas percebam.  Eles investigam o cinema, moda, entretenimento, esporte... Às vezes, um estudo dura até 24 meses.   

 

Bastidores

 

 

 

 

A Pantone é uma das empresas mais ouvidas quando se fala em tendência de cor. Os tons definidos por ela são usados na moda, em campanhas publicitárias, no design e na arte. Mas ela não é a única. A Tintas Coral, por exemplo, realiza há 12 anos uma pesquisa anual chamada Colour Futures. 

 

As cores escolhidas por elas não é uma garantia de sucesso, mas quer dizer que a aceitação àquela cor se da de maneira natural quase inconsciente. Ou seja, mais pessoas vão gostar dela. É uma aposta praticamente segura.  

 

Saiba mais em um vídeo bem bacana, reportagem feita pela Globonews sobre o assunto:

 

 

Artesanato

 

Como essas tendência pode ajudar no caso do artesanato? Bom, para começar, nada como um profissional antenado e ligado no que acontece ao seu redor, não é?  E por que não aplicar as cores tendências a sua peça? 

 

Uma almofada, uma bolsa de mão, uma necessaire, peças de decoração para quartos de bebês... Tudo pode --e deve-- estar casado para facilitar sua venda. Afinal, se é praticamente certo que as pessoas vão usar as cores definidas nas tendências, vale a aposta.   

 Foto: Divulgação (Pantone - cor 2016) e  reprodução do Google

 

É isso... Espero que tenham gostado do post.

Não esqueçam de comentar no Facebook

Até mais

;)

 

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload