É possível abrir uma loja virtual sem estoque? Confira a resposta!

Foto: reprodução da web
Recebi essa semana no meu e-mail um material bem interessante e que responde uma das dúvidas de quem quer abrir um e-commerce: ter ou não um estoque? Bom, segundo especialistas, já adianto que a resposta é... Não é obrigatoriamente necessário que se tenha um estoque, seja lá qual for o seu produto.
Ao contrário da loja física, em que é preciso oferecer uma variedade de produtos para atender os clientes, no e-commerce é melhor investir em mais itens de um mesmo produto ou, até mesmo, em um único tipo de mercadoria. E, sim, é possível iniciar um negócio com pouco ou nenhum estoque.
Como? Para responder essa pergunta contamos com a ajuda do especialista na área de comércio on-line, Bruno de Oliveira, criador do site E-commerce na Prática (espaço que ajuda outros empreendedores a alavancar o seu negócio). Vamos as dicas:
1. Aposte em um nicho que tenha uma logística simples
A logística é um dos principais gargalos para o e-commerce no Brasil. Nesses casos, o melhor é investir em nichos, onde a fabricação e a reposição dos produtos seja rápida. “Para alguns itens mais elaborados, os prazos de fabricação e entrega são maiores, o que pode atrasar os envios e prejudicar a operação como um todo”, comentou Oliveira. 2. Escolha bem seus fornecedores
Encontrar parceiros ideias é sempre importante. Mas, para aqueles que iniciam um negócio sem estoque é fundamental. "O primeiro passo é listar os distribuidores e atacadistas que trabalham com a linha de produtos que se pretende vender. É preciso pesquisar bastante e avaliar o modelo de trabalho de cada um”, ensinou Oliveira.
Para isso, segundo ele, o ideal é visitar cada uma das empresas pessoalmente. “Com essa visita, será possível verificar aspectos como a qualidade dos produtos, política de preços, organização e cumprimento de prazos”.
3. Utilize o estoque do seu fornecedor
Para quem decide começar sem estoque, existem alternativas para “terceirizá-lo", como a chamada “just in time”, lógica de vendas que permite trabalhar com o estoque do ornecedor.
“Dentro dessa lógica, tudo deve ser comprado somente quando for necessário. Quando uma venda for feita, o lojista virtual procura o seu fornecedor, faz a compra e envia o produto para o seu cliente. Dessa forma, ele consegue economizar um capital de giro que poderá ser investido em outros segmentos do negócio”, avaliou o especialista. Por outro lado, segundo Oliveira, esse modelo pode gerar um custo adicional em relação ao deslocamento. “O lojista precisará ir muitas vezes até o fornecedor, embora preserve o capital de giro e não precise comprar todo o estoque de uma vez. É preciso calcular bem o quanto irá economizar e o quanto irá gastar para fazer valer a pena”. 4. Negocie a prazo Essa é uma outra estratégia interessante para um e-commerce sem estoque. "Nesse modelo, o lojista adquire uma quantidade de produtos e só paga o fornecedor depois de um certo tempo. Assim, ele 'trabalha' com o dinheiro do parceiro, e ganha tempo para vender os itens que foram comprados e pagar pelos produtos só dali a 30 ou 40 dias”, diz.
EXTRA: Ok, é possível abrir sem estoque, mas é um bom negócio?
Para o especialista essa é uma opção a curto ou médio prazo. "Se o empreendedor tem recursos limitados, montar uma loja virtual sem estoque pode ajudar bastante a dar aquele primeiro impulso. Porém, deve ser seguido por um período de tempo determinado, para levantar recursos", disse. "De acordo com o volume de vendas, o ideal é, desde o princípio, já começar a utilizar parte dos lucros do negócio para montar um estoque próprio. Quanto maior a saída de determinado produto, mais ele poderá investir na montagem”, diz.
Obviamente ter um estoque fará com que as entregas sejam mais rápidas a custos menores, uma vez que você reduzirá o seu deslocamento. “O melhor a fazer é controlar com eficiência a saída e entrada de mercadorias e apostar nos mais vendidos para montar o estoque inicial", conclui.
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;)