Uma miniatura por dia, por Tanaka Tatsuya

 

Já imaginou alfinetes como balões? E uma tesoura como um tubarão? Um potinho de miçangas pode ser, quem sabe, uma piscina de bolinhas! E agulhas... espadas? No universo em miniatura do artista japonês Tanaka Tatsuya tudo isso é possível. É dele o projeto "Calendário Miniatura", cuja proposta é criar pequenas cenas do dia a dia  usando objetos do nosso cotidiano.  

 

"Todo o mundo deve ter pensamentos desse tipo pelo menos uma vez. O brócolis e a salsa podem, às vezes, parecer uma floresta; ou folhas da árvore flutuando na superfície da água podem, em alguns momentos, parecer pequenas barcas. E os acontecimentos do dia a dia vistos da perspectiva de pequenos homenzinhos podem ser muito divertidos", afirma o diretor de arte em seu site.

 

Foi então que ele resolveu pegar esse modo de pensar e expressá-lo por meio de fotografias. "São fotos que retratam figuras no estilo diorama (uma apresentação artística tridimensional e muito realista). E, assim como um calendário padrão, as fotos são atualizadas diariamente", continua. 

 

 

 

 

No começo, a ideia de Tatsuya era apenas fotografar seus bonecos, mas depois ele viu que seria mais interessante se ele pudesse comparar objetos em seu tamanho real com os homenzinhos, foi aí que começou a criar as cenários mais elaborados.

 

Sua única preocupação é que todos consigam entender os elementos usados, em qualquer cultura e nacionalidade. Por isso, ele escolhe materiais universais, cuja escala possa ser compreendida.  

 

Claro que montar esse tanto de peça exige organização. Por isso, ao longo do seu trabalho, quando surge uma ideia, ele já anota e ainda categoriza como "é possível fazer agora" e "preciso de mais materiais". E, sim, ele tem um estoque de coisas que parece inúteis, como rolo de papel higiênico, tampas de garrafa...

 

"Comecei o projeto em 20 de abril de 2011 e aqueles que o acompanham até o momento têm um 'bom olho'. Então, eu preciso sempre criar ideias que excedam as suas expectativas. E sempre há elementos interessantes a explorar", afirmou o artista em entrevista ao site "Design Boom"

 

 

 

 

Já são mais de 1.000 cenas produzidas. "Espero que elas possam adicionar um pouco de prazer à vida cotidiana de quem possa vê-las", concluiu em seu site. 

 

 

 

 

 

Para ver mais peças de Tanaka Tatsuya acesse:

Facebook

Site

Instagram

 

---

 

É isso! Espero que tenham gostado! Não esqueça de comentar no nosso Facebook

Super beijo!

Até mais!

;)

 

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload