Livro gratuito: a história do vidro e dicas (incríveis!) de reuso de embalagens

 

Estojos, vasos, esculturas... São tantas as possibilidades quando se tem a mão garrafas e potes de vidro. E, para mostrar, o quanto o vidro é um produto versátil, a marca Owens Illinois (O-I), responsável por muitas das embalagens de vidro que as artesãs usam em seus trabalhos, lançou o livro "O-I 100 anos no Brasil".

 

 

A publicação é dividida em duas partes. Na primeira, a trajetória da empresa no país, desde a primeira fábrica, de 1917, no Rio de Janeiro (RJ), até o lançamento das últimas novidades tecnológicas, como o vidro vermelho (Red Glass), que chegou ás prateleiras há alguns meses. 

 

O leitor poderá ainda conhecer a origem do vidro na antiguidade e a biografia de Michael J. Owens, que criou a primeira máquina de embalagem de vidro do mundo e revolucionou sua produção em série.

 

Já a segunda parte do livro traz uma coleção de fotos de obras criadas a partir de embalagens e que mostram a versatilidade do material e seu potencial de reuso. Para isso, a empresa propôs um desafio criativo a artesãos brasileiros.

 

“Nossa ideia para essa edição foi selecionar 100 embalagens do nosso portfólio que podem ser encontradas pelos consumidores no varejo, e pedir para artistas transformarem esses produtos em 100 objetos utilitários ou decorativos”, disse, em nota, Rildo Lima, presidente da O-I na América Latina.

 

Ou seja, a publicação traz várias fotos para inspirar outros artesãos e um capítulo especial do tipo "Faça Você Mesmo", com dicas e cuidados especiais para manusear o vidro, entre elas, técnicas de como cortar, furar, colar, colorir e até retirar etiquetas de embalagens... Com vídeos no YouTube! 

 

"O vidro é o material mais sustentável que há para produção de embalagens, pois, além de poder voltar ao forno infinitas vezes para formar novas embalagens, ele pode ser retornável e reutilizado. É isso que queremos mostrar", afirmou, também em nota, Daniel Amaral, 

gerente Latam para embalagem de bebidas alcoólicas da O-I e idealizador deste projeto.

 

A publicação foi lançada em outubro durante evento comemorativo da empresa, realizado em São Paulo (SP) e, na ocasião, os exemplares foram distribuídos aos clientes que ajudaram a elaborar as peças. Mas, agora, o livro está disponível gratuitamente para download em sua versão digital. 

 

 

LIVRO GRATUITO

Para visualizar a publicação, é só clicar na imagem abaixo!

 

 

 

Todas as imagens usadas neste post são do próprio livro. 

 

--

 

Gostou? Não esqueça de comentar no nosso Facebook

Super beijo!

Até a próxima. 

;)

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags