Impressionantes escultura 3D produzida com a técnica da feltragem #inspiração
Foto: a loba Mathilda (para ver o site, clique na foto) - sim, os olhos também são feitos de lã!
Ok, estou absolutamente impressionada com o trabalho da britânica Michelle Onderstall, artesã e designer, dona da "Fudge and Mabel". Ela é especialista em escultura 3D usando a técnica de feltragem. Segundo descrição do seu site, cada trabalho é desenvolvido e produzido por ela, que prefere fazer peças únicas.
Feltragem, para quem não conhece, é uma técnica em que se usa agulhas específicas e feltro nesse formato de fibra. Não sei se é essa a técnica da Michelle, mas costumeiramente, usa-se sabão e água, que fazem com que a lã fique com a consistência pastosa. E, com a agulha as fibras são unidas dando o formato desejado.
É desse processo, aliás, que origina-se o feltro que eu costumo usar nas minhas peças, mas no caso feito em escala industrial. A feltragem, no meu ponto de vista, é bastante difícil e exige muita técnica do artesão.
"Adoro o processo de tirar a lã crua (natural), penteada à mão e esculpi-la. É como trabalhar com algodão doce. As pequenas farpas perto da ponta da agulha agarram as fibras e as puxam para baixo interligando-as", explica a artesã em seu site.
"Começo todas as esculturas com uma bola de lã e então começo pressionar a agulha repetidamente para ir dando forma. Cada 'agulhada' torna a peça mais firme e então consigo fazê-la tridimensional", continua. Cada obra pode levar dias para ficar pronta. "É demorado, mas é um processo terapêutico e muito divertido!"
Foto: a girafa Harry - foram usadas mais de 20 cores para chegar a esse resultado
Todas as esculturas são feitas apenas com lã de ovelhas/carneiros Shetland, Blue Faced Leicester, Corriedale, Jacob e Herdwick. E, em algumas esculturas, ela usa lã de Merino para suavizar as fibras da superfície.
"Eu tento usar apenas fornecedores britânicos e materiais quase 100% naturais para todas as minhas esculturas. Acredito firmemente em apoiar a indústria e as fazendas locais", diz Michelle.
Na produção das peças, ela não usa moldes nem costuras internas. É tudo feito conforme sua habilidade artística e imaginação. "Gosto de personagens detalhados e que tenham vida. Então fico bastante tempo adicionando detalhes, principalmente olhos e boca, até sentir que ela está pronta", conclui.
Foto: Topo de bolo de ovelhas - os olhos são de vidro, nesse caso.
Não é demais?!
KITS
Para quem quiser brincar de ser feltreira, ela vende alguns kits em sua loja virtual:

Para iniciantes, um pudim de Natal (direita). O kit custa £15 (cerca de R$ 64). E, para as mais ousadas, um unicórnio (esquerda)! Este kit também custa £15.
Todas as caixas vem mais lã do que você precisa, ou seja, pode errar e refazer que tem material! E o melhor: ela entrega no mundo todo.
Para saber mais acesse: http://fudgeandmabel.co.uk
---
Gostou? Inspirador né? Já estou namorando um kit! :D
Não esqueça de comentar no nosso Facebook.
Super beijo!
Até mais
;)