'Costurices' no espaço sideral

Foto: Room.eu

 

Quando pensamos na palavra astronauta, geralmente pensamos na imagem de um engenheiro ou engenheira estudioso e inteligente que vive de fazer contas. Bom, talvez seja tudo isso, mas, para mostrar o lado mais descontraído dos profissionais que passam parte da vida no espaço, a Nasa publicou pequenos vídeos em que mostra o passatempo da turma. E não é que no meio deles, há uma costureira? 

 

Pois é! A astronauta Karen Nyberg, engenheira mecânica, sempre que segue para um missão, leva entre seus pertences um kit com suprimentos de costura, quilting, caderno de desenho e lápis. 

 

"Minha mãe me ensinou a costurar quando eu tinha cinco ou seis anos de idade", contou ela ao site da Nasa.  "Eu não faço nenhuma peça de roupa há um bom tempo, mas costurei cortinas e travesseiros para a casa e, claro, muitas colchas e outras coisas que eu dei de presente."

 

Nascida na pequena cidade de Vining, em Minnesota, Karen costuma dizer que costuraria todos os dias se pudesse. Ela gosta principalmente de colchas e apliques e usou essas habilidades para criar uma grande parte da decoração do berçário de seu filho antes de ele nascer. 

 

 

 

Na sua última missão, em 2013, quando a astronauta chegou a ficar seis meses em órbita, ela  gravou um vídeo mostrando como é costurar em meio a gravidade zero. "Posso dizer uma coisa com certeza: é complicado", disse ela em um vídeo enviado da estação espacial. "Descobri vários desafios com corte e emenda e costura na ausência de peso"

 

Na ocasião, ela convidou outros artesãos a juntarem-se a ela na montagem de uma colcha de retalhos global como uma forma de celebrar a paixão pela costura. "Isso que fiz está longe de ser uma obra-prima, mas foi feita no espaço", continuou, mostrando a sua parte, um quadrado vermelho, branco e azul de 23 x 23cm. A colcha foi exibida na 40º Festival Internacional da Quilt, em 2014. 

 

 

A astronauta conta que tinha de usar os pés contra a parede para apoiar seu corpo. E todos os seus suprimentos tinham de estar com velco e dentro de sacos fechados para manter tudo junto. 

 

"Cortar no espaço é a coisa mais difícil. Imagine você pegar um pedaço de tecido e segurá-lo na sua frente, no ar. Agora pegue sua tesoura e tente cortá-la e é exatamente assim. Porque você não pode deitar no chão, você não pode usar um cortador rotativo, você só tem que cortar", revelou.

 

 

AstroBlock Challenge.

 

E o desafio lançado por Karen foi um sucesso! Mais de 2.000 costureiras de todo o mundo enviaram seus blocos de tecido com o tema estrelas. Foram criados 28 colchas. "Esse era meu objetivo: fazer com que pessoas pensassem um pouco sobre o espaço", disse Nyberg em uma entrevista a "collectSPACE". 

 

Confira abaixo vídeo de Karen mostrando como é costurar no espaço! 

 

---

 

Espero que tenha gostado!

E até mais!

Beijos!

 

 

 

 

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags
Please reload