Jo Hamilton mostra sua arte em crochê

Foto: Reprodução site Jo Hamilton

 

O trabalho de Jo Hamilton é impressionante! Ela é, sim, apaixonada por crochê. Mas diferente dos trabalhos tradicionais, ela gosta mesmo é de criar arte figurativa e investir naquilo que está sendo chamado de artesanato contemporâneo.  

 

Nascida na Escócia, Jo aprendeu a crochetear com sua avó. Quando jovem, ela formou-se em pintura e desenho na Glasgow School of Art. Hoje, ela mora em Porland, nos Estados Unidos, e suas peças já foram expostas em vários museus no mundo. 

 

São, geralmente, retratos de pessoas que ela conhece e paisagens. MAs todos são carregados de causas sociais: sua principal luta é contra o preconceito.  "Sou interessada em como os preconceitos ocidentais de status social e progresso determinam o significado e o valor de uma imagem e de seu assunto: o que é representado, o que é ignorado e por quê", contou em declaração no seu site. 

 

"Meus retratos retratam membros da sociedade que são menos vistos, como os moradores da unidade local de atendimento a pessoas com AIDS, onde eu sou voluntária. Minhas paisagens revelam o chamado progresso que está, na verdade, desmantelando a cidade", conta ela, que ainda já produziu imagens de nudismo - que questiona preconceitos de gêneros - e máscaras - que trazem mulheres e meninas anônimas como heroínas. 

 

 Foto: ateliê da artista - Reprodução site

 

Produção.

 

Toda a técnica que ela usa, foi desenvolvida por meio de tentativa e erro, amarrando e desatando nós. 

 

"Meu processo é incomum, eu trabalho a partir de uma imagem e não uso qualquer plano ou esboço. Misturo os fios por nós, construindo camadas de cores como pinceladas", explicou ela, que gosta de começar suas peças com os olhos. "Uso linhas e pontos para definir a estrutura facial. Trabalho de dentro para fora até que a pessoa esteja capturada em meus nós".

 

Veja abaixo um vídeo com obras da artista:

 

Vídeo: Jo Hamilton | New Work | Russo Lee Gallery | September 2017

 

Veja mais fotos:

 

 

 

 

--

 

É isso, espero que tenha gostado.

Não esqueça de comentar no nosso Facebook

Até mais, 

Beijos

;)

 

 

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Destacados

Broche 'Buquê de flores' #Molde

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags