Marca de roupa lança websérie com os bastidores da produção de suas peças

Há seis anos, uma tragédia em Bangladesh fez com o que o mundo começasse a se perguntar quem faz as suas roupas. Na ocasião, o edifício Rana Plaza, que abrigava uma fábrica de roupas desabou matando mais de 1.000 funcionários e ferindo outros 2.500. As peças produzidas no local alimentavam cadeias de fast fashions pelo mundo.  

 

Desde então, sempre em abril, a indústria da moda celebra a Semana Fashion Revolution, que tem o objetivo de relembrar o debate. E, neste ano, para promover a conscientização sobre o consumo, valorizar a moda sustentável e  incentivar a transparência na cadeia produtiva, a Riachuelo lança a sua primeira websérie "Entre costuras".  

 

No vídeo, a marca mostra os bastidores da produção de suas peças, abrindo as portas do seu complexo fabril em Guararapes, em Natal. Com 400 mil metros quadrados, a fábrica produz 1.200 peças por dia, graças a 8 mil colaboradores (5 mil são costureiras).  

 

“Entendemos o nosso compromisso social e acreditamos no poder transformador da moda na vida das pessoas. Desde os clientes que expressam sua individualidade por meio das coleções até as histórias de conquistas dos colaboradores por trás década roupa que é feita. Costumo dizer que  somos a soma de muitas vozes, e é exatamente isso que queremos mostrar com esta série”, declarou em nota a gerente de marketing, Marcella Kanner.

 

Nesta primeira temporada, a influenciadora Thaynara OG foi escolhida pela marca para fazer um tour pela fábrica. 

 

Confira os episódios: 

 

Episódio 1– "Gerações"

O primeiro episódio traz o processo de como uma ideia se transforma em uma peça e as gerações de colaboradores responsáveis por cada etapa e suas conquistas. 

 

 

Episódio 2 – "Diversidade"

Aqui, o foco são as vidas transformadas pela geração de emprego. Atualmente, são mais de 40 mil colaboradores que juntos fazem a Riachuelo. Entre as histórias, a de Bya, colaboradora transgênera que trabalha na empresa há três anos e foi uma das primeiras a adquirir o crachá da empresa com o seu nome social.

 

 

Episódio 3 – "Personalização"

Um dos momentos de grande curiosidade são os processos de customização das peças, que expressam o jeito e personalidade de cada um dos nossos clientes. Alguns feitos por máquinas e muitos feitos um a um. É por trás dessas mãos que preparam peça a peça que o terceiro episódio se forma.

 

 

Episódio 4 – "Gestão"

Hoje, 70% do quadro de colaboradores da Riachuelo é composto por mulheres, destas, 68% ocupam cargos de liderança. Este episódio traz uma dessas histórias, da Anny, gerente de uma das fábricas.

 

Há ainda uma conversa com Nevaldo Rocha, fundador do grupo e quem, há mais de 70 anos, deu início a esta história.

 

 

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Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
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