
Cortar, bordar, pintar, tricotar, costurar são algumas das atividades que fazem parte do cotidiano de artistas e artesãos que transformaram as artes manuais em profissão. Mas, como trabalham esses profissionais? Quais ferramentas e maquinários costumam utilizar? Quais são suas técnicas preferidas? Que peças produzem? Para matar a curiosidade, a Mega Artesanal deste ano vai oferecer uma atração inédita: o Boulevard das Artes, espaço com 560 metros quadrados e 15 espaços cênicos que mostram a pluralidade e a riqueza do segmento: do papel à cerâmica, do scrapbooking à confecção de bonecas, da saboaria à confeitaria, passando pela moda, pintura decorativa, festa infantil, feltro e flores.
O espaço conta com a curadoria de Vlady e Flávia Terzi, referências em scrapbooking, e com nomes que fazem sucesso na TV e na internet. Entre eles, Afonso Franco, Diná Rocha, Dotan de Mayo, Evandro Schiavoni, Lú Ruzzi e Peter Paiva.
“A cada edição da Mega trabalhamos para surpreender o público, não apenas com produtos e técnicas, mas com atrações que inspirem suas criações”, explicou em nota Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, organizadora do evento. “O Boulevard das Artes não é um espaço só de exposição. É uma rua inspirada na charmosa arquitetura parisiense, onde acontecerão debates, palestras e atividades variadas em que o público poderá entrar em contato com o universo das artes manuais e ver que o artesanato pode ser utilizado na decoração, na moda, em festas, na cozinha. A ideia é que os visitantes vivam uma grande experiência”, continuou.
No "Ateliê Scrap Decor", de Flávia Terzi, por exemplo, o público vai entender como peças de madeira podem dar um charme especial na decoração; Vlady, do "Ateliê de Papel", vai confeccionar famosas máscaras venezianas com papel. Já no "Ateliê de Bonecas", de Isabel Garcia, será possível ver ao vivo a criação de bonecas de pano; Alessandra Assi, do "Ateliê Biscuit", irá modelar flores em biscuit à mão, sem uso de cortadores e frisadores, e Célia Santiago, vai divulgar toda a diversidade do regionalismo brasileiro em miniaturas de cerâmica, representando manifestações folclóricas e religiosas das cinco regiões brasileiras.
Saiba quais ateliês farão parte:
Ateliê de Decoração de Festas – criado por Lú Ruzzi
Ateliê de Scrap Decor – criado por Flávia Terzi
Ateliê de Papel – criado por Vlady e Gil Jussara, da casa Omnia
Ateliê de Saboaria – criado por Peter Paiva
Ateliê de Pintura – criado por Artur Massi e Renato Oliveira, da Control Art Del
Ateliê de Decoração Infantil – criado por Vanessa Guimarães
Ateliê de Artesanato – criado por Dotan de Mayo, do programa Ateliê na TV
Ateliê de Confeitaria – criado por Helaine Del Grande e Priscilla Novaes, das Confeiteiras Arteiras
Ateliê de Bonecas – criado por Isabela Garcia, da Amei Bonecas
Ateliê de Biscuit – criado por Alessandra Assi
Ateliê de Costura – criado por Vagner Carvalheiro
Ateliê de Patchwork – criado por Afonso Franco
Ateliê de Pintura Decorativa – criado por Diná Rocha
Ateliê da Cerâmica – criado por Célia Santiago
Ateliê de Feltro – criado por Amanda Andronic
Exposição.
Além dos ateliês, na mesma rua do Boulevard das Artes, os visitantes também poderão conferir a obra do pintor surrealista Evandro Schiavone; o projeto "Carrinho das Flores", criado por um grupo de voluntariados do hospital Israelita Albert Einstein; e uma área de jardinagem, com árvores cênicas feitas de papel, criadas por Gislaine Umezu e Silvia Cavalcanti.
A feira terá mais de 400 expositores da indústria, do comércio, ateliês e artesãos, e oferecerá milhares de vagas de cursos por dia, demonstrações, palestras, workshops, exposições e outras novidades para quem é apaixonado por artesanato e artes manuais.
Serviço.
Mega Artesanal 2019
Quando: de 2 a 7 de agosto
Hora: dia 2 de agosto, das 9 às 14h apenas para lojistas, imprensa e convidados, e das 14h às 20h, para o público. De 3 a 7, das 10h às 18h
Local: São Paulo Expo (na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5)
Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada)
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Quem faz o Sr.Feltrim
