• Facebook Black Round
  • Pinterest Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2015 por Paula Maria Prado

Contato:  srfeltrim@gmail.com

(São José dos Campos - SP)

 

Tel: 012-99144-0677

Pandemia já afeta integralmente a indústria têxtil e de confecção

 

Pesquisa realizada pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) revela que 97% dos empresários do setor já estão sentindo impactos negativos da paralisação da economia provocada pelo novo coronavírus.

Dentre as empresas negativamente afetadas, 88% apontam que observam cancelamento ou adiamento dos pedidos por parte dos clientes. Em 66% das fábricas, há problemas para o escoamento da produção e entrega dos produtos e 41% indicam dificuldades para conseguir insumos.

 

Por isso, os preços já estão sendo alterados no mercado, conforme percepção de 28% dos entrevistados.

No pequeno grupo de 3% dos empresários que ainda não sentem os efeitos da pandemia, a maioria (96%) prevê impactos inevitáveis à frente e 4% não acreditam que haverá qualquer impacto. Outros 7% revelam que está, inclusive, crescendo a demanda doméstica pelos produtos que fabricam.

Já em relação ao número de pedidos por parte de clientes, 98% das empresas informam que houve alterações. Para 1% houve aumento. Porém, 23% dos entrevistados revelam que houve queda acima de 50%. Em 15% das empresas, diminuição do número de pedidos variou entre 10% e 25%.

Medidas de enfrentamento da crise.

Para fazer frente à presente conjuntura, 62% dos empresários ouvidos colocaram os colaboradores em férias coletivas e 34% estão recorrendo à aplicação de banco de horas.

 

30% mantêm funcionários em home office, sem anuência dos sindicatos; 14%, com concordância das entidades laborais; e 22% iniciaram a demissão de trabalhadores. A opção de redução de jornada e salários foi apontada por 5%. E 1% está contratando.

Praticamente todas as empresas, por outro lado, indicam adoção de medidas de orientação e prevenção ao contágio, visando a proteção dos trabalhadores.

 

Confira todos os dados no link

Please reload

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Recentes
Please reload