Sete dicas para utilizar uma parafusadeira e/ou furadeira


Foto: Daniel Reche/Pixabay

Com certeza você conhece alguém que é adepto do "Faça Você Mesmo", não é? E para quem tem como hobby fazer pequenas reformas, consertos ou usar a criatividade, a correta escolha e manuseio das ferramentas são essenciais para o sucesso do projeto.

Por isso, Cesar Messano, gerente de produtos da Black+Decker, explicou em um material especial os conceitos básicos de como otimizar o uso da furadeira, item básico em uma caixa de ferramentas. Assim, é possível compreender as funções do produto e mergulhar em sua próxima empreitada com confiança. Vamos lá?

É melhor ter furadeira, parafusadeira ou ambos?

De modo simples, perfurar é fazer um buraco; já parafusar é fixar um parafuso ou outro fixador. As furadeiras/parafusadeiras realizam ambos os trabalhos, o que é conveniente para projetos como colocar um espelho, por exemplo, em que é necessário fazer um buraco piloto e, em seguida, colocar um parafuso para fixar o objeto.

Como saber qual velocidade usar?

A maioria das furadeiras/parafusadeiras tem um interruptor de gatilho para controlar a velocidade. Mas para projetos básicos, a opção com uma só velocidade é tudo o que você precisa. Caso necessite de um controle mais preciso para diversos projetos de perfuração ou parafusamento, vale a pena investir na furadeira/parafusadeira de 2 velocidades: nesse caso, use alta velocidade para orifícios pequenos e para parafusar; e a baixa para aplicações de alto torque, como furar orifícios grandes.

Furadeiras com fio x sem fio?

As furadeiras sem fio são convenientes, compactas, fáceis de manusear, e podem ser utilizadas em qualquer lugar. Por outro lado, as com fio requerem uma fonte de alimentação, mas lhe oferecem o beneficio de um tempo de funcionamento ilimitado e uma maior potência para projetos grandes ou complexos que você queira finalizar sem precisar recarregar uma bateria. Então, é só avaliar qual é a sua real necessidade e fazer a sua melhor escolha.

Conjunto de embreagem: afinal, para que serve?

As furadeiras/parafusadeiras contam com um mecanismo de embreagem manual ou automático para ajustar o torque (potência de giro). Os modelos com embreagens automáticas são excelentes para iniciantes, pois eliminam a necessidade de realizar tentativa e erro para obter a quantidade adequada de torque. A maioria das furadeiras/parafusadeiras de embreagem manual tem um seletor numerado que facilita o ajuste da potência de giro.

A regra é assim: use menos torque para materiais suaves, como gesso, ou quando desejar limitar a profundidade do parafuso. Em outras palavras, quanto menor for o parafuso, menos torque deve ser aplicado. Já para madeiras rígidas, ou para que o parafuso esteja nivelado ou escareado, utilize mais torque. Quando não estiver parafusado, simplesmente coloque o seletor da embreagem no modo furadeira.

Quando usar o interruptor de reversa?

Todas as furadeiras elétricas têm um interruptor de avanço (em sentido horário) e reversa (em sentido anti-horário), geralmente logo acima do gatilho. Depois de perfurar, configure a direção da broca em reversa para que gire em sentido anti-horário, e saia do orifício de maneira limpa e fácil. O modo de reversa também pode ser utilizado para remover rapidamente os parafusos e outros fixadores.

Nunca perca uma broca! (E conte sempre com os porta-brocas)

As furadeiras com porta-brocas embutido podem lhe poupar tempo e desconfortos, pois assim as brocas sempre estão acessíveis.

Ilumine o trabalho!

Alguns modelos, como a furadeira/parafusadeira contam com um LED incorporado para iluminar a superfície de trabalho. Isso faz toda a diferença no resultado final, facilitando quando é necessário perfurar ou parafusar em espaços estreitos ou escuros, como dentro de um armário ou debaixo da pia.

Gostou? Comente no Facebook ou Instagram e compartilhe com quem precisa ver esse passo a passo.

Até mais!

Quem faz o Sr.Feltrim
Paula Maria Prado
Jornalista por profissão, escritora por paixão e arteira nas horas vagas...
Posts Recentes
  • Facebook Black Round
  • Pinterest Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2015 por Paula Maria Prado

Contato:  srfeltrim@gmail.com

(São José dos Campos - SP)

 

Tel: 012-99144-0677